top of page

Monahyr Campos é um artista independente, compositor, multi-instrumentista, cantor, escritor e professor. É autor de trilhas sonoras além de letras para canções populares. Em seu trabalho explora as sonoridades da herança africana na música brasileira mesclando-as às novas experiências da MPB e da música eletrônica.

 

Com uma carreira sempre vinculada aos temas sociais e ao combate a qualquer forma de discriminação, seu contato mais aproximado com o movimento negro iniciou-se com os debates acerca das políticas de cotas raciais. Como integrante do grupo musical MalaCquias na Cozinha, passou a pesquisar a música tradicional brasileira de inspiração afro, acompanhando mais de perto a produção de artistas envolvidos com a cultura afro, como o bloco afro feminino Ilu Obá de Min, do qual foi integrante da corte de dança até 2013,  e onde ampliou seu olhar para as questões das mulheres (especialmente a mulher negra).

Há 9 anos no Candomblé, é Ogãn d’Ayrà, T’Yemonjá, seu envolvimento com as tradições religiosas de matriz africanas nortearam o caminho da pesquisa que perpassam inúmeros casos de discriminação religiosa, levando à conclusão evidente de que o combate ao racismo pressupõe o combate ao fundamentalismo religioso que prega a perseguição e o desrespeito aos povos afro-descendentes.  

O Autor

 Monahyr Campos

bottom of page